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Mio

hotdigi 2012. 8. 1. 11:35
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http://www.fiatmio.cc/?indexen/en/


Discussões

Aqui você pode conferir todas as discussões sobre as ideias e decisões técnicas que deram origem ao FCC-III como ele está sendo projetado hoje. Todas as especificações deste carro do futuro serão publicadas em Creative Commons em breve.

saiba mais sobre Creative Commons

Habitáculo e passageiros – Quantos lugares e portas o Mio deve possuir?

Desde o início das postagens no Mio, ficou claro que, ao imaginar um carro para chamar de seu, a maioria dos participantes pensa em um veículo para uso urbano, diário. Ele precisa maximizar o uso do espaço interno, e ao mesmo tempo ser pequeno o suficiente para permitir novas soluções de trânsito – dê uma olhada na quantidade de ideias com a palavra-chave compacto.

Toyota iQ

Para responder aos tópicos abaixo e ajudar a definir as especificações do habitáculo do Mio, vale levar em consideração o seguinte: a configuração mais usual, de 4 a 5 passageiros, é mesmo a ideal, ou valeria a pena tentar algo menor, até o limite de dois passageiros? Afinal, que tipo de veículo faz falta no leque atual de opções do mercado?

configurações do t25

Vamos checar algumas alternativas (sempre com links, para quem quiser se aprofundar). A disposição iCenter, patenteada pelo gênio da Fórmula 1 Gordon Murray, coloca o motorista no centro, mais dois passageiros em posição escalonada, nas laterais. O iChange, da Rinspeed, adota modelo semelhante, mas com um teto de altura variável, que se abaixa e torna o carro um verdadeiro monoposto ainda mais aerodinâmico. Já o Toyota iQ, atualmente produzido em série, afirma ter espaço para 3 adultos + 1 criança, mesmo medindo 70 centímetros a menos que um Uno.

BB1 Concept

Os compactos FT-EV II e BB1 Concept abrigam quatro tripulantes em viagens curtas, sacrificando um pouco o conforto – repare que os da frente são envolvidos pelas pernas dos de trás, como nas motos. Temos ainda o Smart Fortwo, cujo nome é autoexplicativo (“ParaDois“), e outras soluções de dois passageiros, como a disposição em tandem usada no Land Glider e no L1.

VW L1

Outra questão diretamente afetada pela quantidade de passageiros é o número e o formato das portas. Sobre isso, produzimos um post exibindo diversas configurações (veja aqui). Quem ficou atento ao que rolou no último Salão de Tóquio também viu outras formas de acesso: portas em formato de asa de gaivota, portas corrediças e portas suicidas, de abertura invertida, que eliminam a coluna central.

Honda Skydeck

qazan 2

Leia também:

iCenter

Rinspeed iChange

Toyota iQ

FT-EV II 

- BB1 Concept

Nissan Land Glider

VW L1

Opções de entrada: tipos de portas

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