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Discussões
Aqui você pode conferir todas as discussões sobre as ideias e decisões técnicas que deram origem ao FCC-III como ele está sendo projetado hoje. Todas as especificações deste carro do futuro serão publicadas em Creative Commons em breve.
Habitáculo e passageiros – Quantos lugares e portas o Mio deve possuir?
Desde o início das postagens no Mio, ficou claro que, ao imaginar um carro para chamar de seu, a maioria dos participantes pensa em um veículo para uso urbano, diário. Ele precisa maximizar o uso do espaço interno, e ao mesmo tempo ser pequeno o suficiente para permitir novas soluções de trânsito – dê uma olhada na quantidade de ideias com a palavra-chave compacto.
Para responder aos tópicos abaixo e ajudar a definir as especificações do habitáculo do Mio, vale levar em consideração o seguinte: a configuração mais usual, de 4 a 5 passageiros, é mesmo a ideal, ou valeria a pena tentar algo menor, até o limite de dois passageiros? Afinal, que tipo de veículo faz falta no leque atual de opções do mercado?
Vamos checar algumas alternativas (sempre com links, para quem quiser se aprofundar). A disposição iCenter, patenteada pelo gênio da Fórmula 1 Gordon Murray, coloca o motorista no centro, mais dois passageiros em posição escalonada, nas laterais. O iChange, da Rinspeed, adota modelo semelhante, mas com um teto de altura variável, que se abaixa e torna o carro um verdadeiro monoposto ainda mais aerodinâmico. Já o Toyota iQ, atualmente produzido em série, afirma ter espaço para 3 adultos + 1 criança, mesmo medindo 70 centímetros a menos que um Uno.
Os compactos FT-EV II e BB1 Concept abrigam quatro tripulantes em viagens curtas, sacrificando um pouco o conforto – repare que os da frente são envolvidos pelas pernas dos de trás, como nas motos. Temos ainda o Smart Fortwo, cujo nome é autoexplicativo (“ParaDois“), e outras soluções de dois passageiros, como a disposição em tandem usada no Land Glider e no L1.
Outra questão diretamente afetada pela quantidade de passageiros é o número e o formato das portas. Sobre isso, produzimos um post exibindo diversas configurações (veja aqui). Quem ficou atento ao que rolou no último Salão de Tóquio também viu outras formas de acesso: portas em formato de asa de gaivota, portas corrediças e portas suicidas, de abertura invertida, que eliminam a coluna central.
Leia também:
- iCenter
- Rinspeed iChange
- Toyota iQ
- FT-EV II
- BB1 Concept
- Nissan Land Glider
- VW L1
- Opções de entrada: tipos de portas
Para responder aos tópicos abaixo e ajudar a definir as especificações do habitáculo do Mio, vale levar em consideração o seguinte: a configuração mais usual, de 4 a 5 passageiros, é mesmo a ideal, ou valeria a pena tentar algo menor, até o limite de dois passageiros? Afinal, que tipo de veículo faz falta no leque atual de opções do mercado?
Vamos checar algumas alternativas (sempre com links, para quem quiser se aprofundar). A disposição iCenter, patenteada pelo gênio da Fórmula 1 Gordon Murray, coloca o motorista no centro, mais dois passageiros em posição escalonada, nas laterais. O iChange, da Rinspeed, adota modelo semelhante, mas com um teto de altura variável, que se abaixa e torna o carro um verdadeiro monoposto ainda mais aerodinâmico. Já o Toyota iQ, atualmente produzido em série, afirma ter espaço para 3 adultos + 1 criança, mesmo medindo 70 centímetros a menos que um Uno.
Os compactos FT-EV II e BB1 Concept abrigam quatro tripulantes em viagens curtas, sacrificando um pouco o conforto – repare que os da frente são envolvidos pelas pernas dos de trás, como nas motos. Temos ainda o Smart Fortwo, cujo nome é autoexplicativo (“ParaDois“), e outras soluções de dois passageiros, como a disposição em tandem usada no Land Glider e no L1.
Outra questão diretamente afetada pela quantidade de passageiros é o número e o formato das portas. Sobre isso, produzimos um post exibindo diversas configurações (veja aqui). Quem ficou atento ao que rolou no último Salão de Tóquio também viu outras formas de acesso: portas em formato de asa de gaivota, portas corrediças e portas suicidas, de abertura invertida, que eliminam a coluna central.
Leia também:
- iCenter
- Rinspeed iChange
- Toyota iQ
- FT-EV II
- BB1 Concept
- Nissan Land Glider
- VW L1
- Opções de entrada: tipos de portas
Tópicos 4
Acompanhe as discussões nos tópicos abaixo. Você pode comentar em vários tópicos, sobre vários assuntos diferentes.
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